segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Romaria - Renato Teixeira - Música - Sequência Didática

Romaria

Renato Teixeira

É de sonho e de pó, o destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó, de gibeira o jiló,
dessa vida cumprida a só


Sou caipira, Pirapora Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida


O meu pai foi peão, minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
Em busca de aventuras
Descasei, joguei, investi, desisti
Se há sorte eu não sei, nunca vi


Me disseram porém que eu viesse aqui
Pra pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar, só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar, meu olhar


  • Link para o vídeo
Com Renato Teixeira




Link para a cifra

http://www.cifraclub.com.br/renato-teixeira/romaria/

          Trabalhamos com esta música para dar início ao estudo da História do estado de São Paulo. A proposta foi de início, descobrir quem é o "eu-lírico" do poema, o que faz, como é sua vida para, a partir daí, aprofundar o estudo da nossa cultura caipira.


O resultado foi o texto coletivo abaixo:

          O personagem do poema é uma pessoa que trabalha montada em um cavalo, de sol a sol, sozinha. Provavelmente é um peão e usa laço e gibeira. Sua vida não é fácil, é amarga como jiló. Seu trabalho é desenvolvido na zona rural.
          A primeira estrofe fala do trabalho do eu-lírico, que pensa sobre sua vida enquanto anda a cavalo. É uma pessoa religiosa, devota de Nossa Senhora Aparecida.
          Sobre sua vida, sabemos que o pai era peão e a mãe muito sozinha, os irmãos se aventuraram e ele foi casado, além de não ter sorte.
          Vai até a igreja pedir paz nas dificuldades, e como não sabe rezar, apenas se mostra para Nossa Senhora.
 Texto coletivo 4ºs anos A e B
  
GIBEIRA: corruptela de algibeira; pequeno saco ou bolso numa peça do vestuário; bolso.





Professor Adilson Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário