terça-feira, 23 de junho de 2015

MARILAN - Visita dos alunos dos 5ºs anos

          Fomos conhecer a Marilan neste mês de junho. Conhecemos alguns números da fábrica e a produção.

         A Marilan em números:

  • A Marilan produz em torno de 1 milhão de pacotes ou 60 milhões de unidades de biscoitos por dia:
  • Mais de 100 produtos entre doces, salgados, amanteigados, rosquinhas, recheados, wafers, cobertos e biscoitos especiais;
  • 2.400 colaboradores - 1.500 ligados diretamente ao processo de produção;
  • A fábrica funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.


HISTÓRIA



"Sou um homem que veio da roça. Saúde, inteligência e honestidade Deus me deu"

Maximiliano Garla (1922-2013) - Trocou os pés de café pela fábrica de biscoitos

          O negócio de Maximiliano Garla era café. Filho de imigrantes italianos, chegou a tentar a vida em lavouras no interior do Paraná, mas as intensas geadas acabaram levando-o para o comércio.
          Em 1955, após perder a safra por causa do frio, vendeu as terras e foi tentar a sorte em Marília (SP), na região de sua cidade natal, Piratininga.
Mesmo sem entender nada de padaria, fez sociedade com mais três amigos para abrir uma fábrica de biscoitos. Era o começo da Marilan.
          Os outros sócios saíram do negócio poucos anos depois, e Maximiliano ficou sozinho com a empresa. Desde então, fiscalizava diariamente a fábrica, que no começo passou por dificuldades, mas hoje conta com 2.300 funcionários.
Ao seu lado, tinha sempre a mulher, Iracema, que nos primeiros tempos da Marilan metia literalmente a mão na massa. Do casamento de 68 anos nasceram três filhos, todos homens, um deles é o atual presidente da empresa.
          Maximiliano também passou a seus descendentes o gosto pela pescaria. Viajou por vários Estados e pela América do Sul por causa do hobby. Dizia que "quando se está perto da natureza não se pensa em outra coisa".
           Pregava a ética, a idoneidade e a ajuda ao próximo. Era reservado e muito exigente em relação a horários. Tinha como lema "pensar para frente" e, por causa disso, ainda fazia muitos planos para o futuro.
Morreu em 25.08.2013, aos 91 anos. Além da viúva e dos filhos, deixa oito netos e oito bisnetos. 

Fonte: www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1333643-maximiliano-garla-1922-2013---trocou-os-pes-de-cafe-pela-fabrica-de-biscoitos.shtml> Acesso em 23.06.15

5º ano A - Professor Adilson